O universo conhecido

Muitas vezes ouvimos falar a expressão: Universo conhecido. O Universo conhecido tem hoje o raio de 13,5 bilhões de anos-luz, isso significa que tudo que estiver mais perto que isso de nós, é visível, além desta distância começamos ver vestígios do Big Bang


Primeiramente, do que se trata ao falarmos: "Universo Conhecido"? Um astrônomo responde:

"De maneira geral, o universo conhecido é tudo aquilo que podemos ver ao olharmos para o Universo. Sempre que olhamos profundamente no universo, à uma distância de cerca de 13,5 bilhões de anos-luz, vemos algo extremamente quente. Ao fazermos isso, estamos viajando no tempo, vemos como era o Universo à 13,5 bilhões de anos, o tempo que a luz demorou para chegar até nós. Como já sabemos, se pudessemos viajar a velocidade da luz, o tempo pararia, conservando neste a imagem que saiu daquela região a bilhões de anos. Esse é o limite do universo conhecido, é lugar mais longe no espaço-tempo que podemos ver."

Por causa disso, julgamos que o Universo tem a idade de 13,5 bilhões de anos, pois é essa a distância máxima que podemos observar no espaço temporal. Veja esta animação feita pelo Museu Americano de História Natural, que mostra uma viagem desde o Himalaia, e afasta-se cada vez mais, mostrando a órbita de satélites, a Via Lactea e etc.


 
Rodrigo