Supernovas

Supernovas são fenômenos que acontece no espaço quando uma estrela está no fim de sua vida e morre. Este fenômeno é o mais explosivo registrado no Universo. Estas invriveis explosões, quando sua luz chega até nós pode brilhar tanto quanto uma lua cheia.

Uma supernova é a morte drástica de uma estrela. Quando a estrela já utilizou todo o seu combustível (Hidrogênio sendo transformado em Hélio), seu núcleo pára de fazer fusão núclear. No momento que isto ocorre, o equilibrio hidrostático, que mantém a estrela estável, é quebrada, fazendo com que a gravidade reine absoluta na estrela, fazendo com que suas camadas exteriores "desabem" em cima de seu núcleo. A pressão formada no instante é tão grande que, nem o núcleo da estrela consegue suportar, e logo após explode, causando asssim, uma supernova. Veja estas imagens meramente ilustrativas da supernova que originou a nebulosa do Carangueijo:
A supernova produz a mesma quantidade de energia que o Sol produzirá durante toda a sua vida em aguns minutos. Estes fenômenos espetaculares ocorrem, por alívio nosso, somente em estrelas que possuem pelo menos 8 vezes mais massa que o Sol. Logo após a explosão, o núcleo desta estrela pode virar duas coisas: ou um buraco negro, ou uma estrela de nêutron. Não se sabe muito bem, como eles se formam, mas a teoria mais aceita é que, se o núcleo da estrela foi severamente comprimido, manteve sua rotação, mas ficou menor que seu raio de Schwarszchild original, ela virará um buraco negro. Já a estrela de nêutron, forma-se quando a pressão exercida no núcleo é astronômica. Os prótons fundem-se com os elétrons, formando neutrôns. Normalmente estas estrelas possuem um tamanho bem pequeno, cerca de 20 quilômetros de diâmetro, mas a densidade é tão grande que, cálculos científicos estimam que uma colher de sopa (destas que usamos no dia-a-dia) da estrela de nêutron, pesaria uma tonelada!
Rodrigo