Fogo

Sua descoberta, para muitos, foi a mais importante acontecimento da humanidade. O fogo, sempre esteve presente na vida dos humanos: o exemplo mais comum é uso para o preparo de seus alimentos. Mas o que o fogo realmente é?
O fogo é a rápida oxidação de um material combústivel, liberando calor e luz em forma de plasma, gerando alguns produtos como CO2 e água. Essa mistura de gases e alta temperatura, emite radiação eletromagnética nas faixas do infravermelho e da luz visível. Sendo assim, o fogo pode ser caracterizado como uma entidade gasosa emissora de radiação decorrente da radiação.
Mesmo quando o fogo está "apontado" para o chão, ele continua queimando para cima. Isso se deve ao fato que, como o fogo consome o ar a sua volta, ele diminui da densidade do ar e faz com que ele queira flutuar. Uma pessoa sem proteção pode, muitas vezes morrer por falta de ar, do que queimada propriamente dita.
 O fogo é normalmente definido como uma entidade de três partes distintas: o combustível, o comburente (oxigênio) e o calor. Sem uma dessas, não é possível haver fogo. E ele irá durar somente se tiver um suprimento contínuo desses três elementos. Isso explica o fato de que quando uma onda de choque atinge o fogo ele se apaga. Apesar de durar pouquíssimo tempo, a onda de chque cria um vácuo por onde passa. Esse vácuo faz com que falte oxigênio ao fogo, e ele se apaga.